Agora pode parecer bobagem mas, há 50 anos, fazer exercícios durante o período menstrual era algo impensável, pois havia o receio de que o corpo da mulher fosse ficar mais debilitado com a perda de sangue, e qualquer tipo de atividade física era suspensa nesta fase. Atualmente, com o avanço dos estudos e da Ciência, sabe-se que isto não é verdade, e que atividades durante o período menstrual, inclusive, trazem benefícios para a saúde. O entendimento do corpo e das alterações hormonais da mulher melhorou muito a vida de todas.
A atividade física pode afetar a atividade menstrual de maneiras diferentes dependendo da intensidade e da época do ciclo na qual ela é praticada. O exercício, quando executado moderada e frequentemente, estimula o organismo a liberar endorfina - substância ligada diretamente ao bem-estar que reduz o estresse e, com isso, ajuda a regularizar a menstruação. Um treino muito pesado, exigindo além das capacidades corporais, favorece a liberação da prolactina - hormônio que pode provocar falhar na menstruação.
Se o exercício físico for executado de forma regular, moderado e de maneira correta, não interfere na função hormonal! O exercício físico é um importante instrumento para mudanças estéticas e manutenção da saúde. As diferentes fases do ciclo menstrual podem ser aproveitadas para incrementar os ganhos daquelas mulheres que visam maior ganho de massa magra ou eliminação de gordura, respeitando as fases que exigem mais e menos esforço físico. Em relação ao ciclo menstrual, o maior benefício da atividade física para mulheres que se exercitam regularmente é o alívio dos sintomas pré-menstruais (TPM).
FONTE: www.mulhermalhada.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.