Conhecidos como bebidas de calorias vazias, os refrigerantes não trazem nenhum benefício ao nosso organismo, além do prazer em consumi-los. Confira as vantagens que seu corpo aproveita quando você elimina a bebida do cardápio:
- Evita a obesidade e ajuda a emagrecer: a bebida é muito calórica e contém alto teor de açúcar. Outro ponto a se considerar é que o refrigerante faz você sentir fome antes da hora, mesmo os diet e zero, pois a insulina é liberada em maior quantidade, que em excesso eleva a fome para nos fazer consumir mais açúcar e assim manter o equilíbrio metabólico.
- Protege do cálculo renal: os fosfatos presentes nos refrigerantes aumentam de 23% a 33% os riscos de formação de pedras nos rins.
- Previne diabetes: uma lata de 340 ml ao dia aumenta em 22% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Beber uma lata de refrigerantes todos os dias resulta na ingestão, ao final ao mês, de 1 kg de açúcar.
- Controla a pressão arterial: os refrigerantes favorecem o surgimento de hipertensão devido seu alto teor de sódio. Este teor é ainda pior nos refrigerantes diet e zero.
- Afasta doenças cardíacas: a retenção do sódio causa aumento do volume corporal e sobrecarga cardíaca.
- Combate inchaço e retenção de líquidos: além do sódio que causa retenção de líquidos, o açúcar presente no refrigerante causa uma fermentação no intestino, aumentando a produção de gases e, consequentemente, o inchaço.
- Melhora o trânsito intestinal: são ricos em açúcar e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorecem a proliferação de bactérias perigosas.
- Protege o fígado: as substâncias tóxicas liberadas pelo refrigerante sobrecarregam o fígado, transformando o açúcar em gordura.
- Preserva o esmalte dos dentes: o açúcar pode levar às cáries e o fosfato pode levar à desmineralização óssea, gerante desgaste dos dentes.
- Passa longe da depressão: estudos revelam que o consumo elevado de refrigerantes pode interferir nas atividades do nosso organismo de forma negativa, favorecendo o aparecimento de doenças como a depressão.
FONTE: www.minhavida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.