terça-feira, 11 de agosto de 2015

ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA A

Ela é responsável pelo crescimento, saúde da visão e proteção contra infecções.

Não são poucas as funções da vitamina A em nosso corpo. Segundo as nutricionistas Amanda Epifânio, da CITEN e Fernanda Granja, ambas de São Paulo, ela atua no crescimento, na visão, na integridade dos epitélios (células que revestem o corpo e formam uma barreira contra infecções) e no crescimento e desenvolvimento do esqueleto. O nutriente ainda possui função antioxidante, que combate envelhecimento e câncer, e previne doenças crônicas como catarata, artrite e doenças cardiovasculares.

Para usufruir desses benefícios, entretanto, é preciso acertar na dose da vitamina, já que tanto o excesso quanto a deficiência podem trazer problemas nas nossas células. "Na visão, um dos sintomas iniciais de deficiência do nutriente é a cegueira noturna ou a redução da capacidade de enxergar em ambientes mal iluminados. Se a deficiência for grave, o quadro pode evoluir para a cegueira parcial ou total", alerta Fernanda.
Por isso, fique de olho na quantidade diária: para crianças com menos de um ano de vida, é recomendado 350 microgramas; de uma nove anos, de 400 a 700 microgramas e, entre adultos, de 700 a 900 microgramas.

Alimentos que podem suprir essa necessidade do seu corpo:

Fígado:
O sabor de um bife de fígado pode não ser do agrado de muitos pessoas, mas vale a pena considerar a sua riqueza nutricional. Quando ingerido, rende 10.700 microgramas de vitamina A. Em vez de fritar, tente saborear o pedaço da carne cozido ou assado, para não adicionar gordura ao preparo.

Ovos:
Ovos de galinha também são fontes de vitamina A: 225 microgramas por unidade. Fernanda Granja ensina que uma boa omelete de claras pode ser preparada para garantir a quantidade ideal da vitamina: basta bater três claras para cada gema, juntar com espinafre ou pimentões (que também são fonte de vitamina A), peito de peru e salsinha.

Agrião:
Uma salada de agrião, além se ser garantia de fibras - que ajudam no trabalho do intestino -, fornece betacaroteno, que se transformará em vitamina A dentro do organismo. Uma quantia de 100g de agrião rende 173 microgramas de vitamina.

Couve:
Essa é rica em vitamina A: 100g de hortaliça resultará em 750 microgramas. Tente refogar a verdura com um fio de azeite e alho.

Espinafre:
Não é só por ser fonte de ferro que o espinafre deve ser lembrado: 100g de verdura também rende 570 microgramas de vitamina A ao organismo. Caso prefira a hortaliça cozida, prefira fazê-la no vapor, para conservar a maior quantidade de nutrientes possível.

Cenoura:
Rica em betacaroteno - substância que se transforma em vitamina A no organismo -, uma cenoura média fornece 509 microgramas. Prefira consumir crua, para aproveitar bem os nutrientes.

Manga:
A cor amarela da manga já denuncia que ela possui betacaroteno. Ao final do processo de digestão de uma unidade de manga (aproximadamente 336g), você obterá, segundo a tabela da USDA (United States Departament of Agriculture), 181 microgramas de vitamina A. A fruta in natura é sempre a melhor opção, já que essa forma mantém o máximo das características nutricionais.

Mamão:
Ele faz parte do café da manhã e também podem servir de lanche entre as refeições. Por conta do betacaroteno, a fruta fornece 47 microgramas por 100g, segundo a tabela da USDA.

Tomate:
Comer tomates é uma boa maneira de complementar a alimentação quando o assunto é vitamina A. A cada 100g (menos de um tomate médio), você abocanha 75 microgramas.

Abóbora:
Coloque abóboras em seu cardápio diário! Seu corpo ganha 369 microgramas por 100g do legume. Para consumir, você pode cozinhar as abóboras no vapor, mantendo o máximo de nutrientes.

Pimentão vermelho:
A cor deste pimentão indica que ele é rico em betacaroteno, que, no organismo se transformará em vitamina A. A cada 100g de pimentão vermelho, são ingeridos 157 microgramas desta vitamina.

Damasco:
Essa frutinha, que fica uma delícia sendo ingerida entre as refeições principais como acompanhamento de saladas, conta com 96 microgramas de vitamina A para cada 100g.

Batata Doce:
a raiz, além de conter potássio, rende até 961 microgramas de vitamina A para cada 100g quando cozida sem sal e com casca. Um purê de batatas doces é uma boa pedida!

FONTE: www.minhavida.com.br

                                                                     
 
Bife de Fígado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.