Por Beatriz Helena
Utilizado na China e presente no Brasil desde a invasão portuguesa, o arroz vermelho está cada vez mais conhecido no cenário da alimentação saudável pelos benefícios que fornece. Além das substâncias que combatem o colesterol e de quantidade de fibra que carrega, o ingrediente, de sabor intenso, é utilizado na culinária para pratos diferenciados.
Arroz vermelho é mais saudável:
Fermentado pela levedura vermelha, o grão integral é rico em monocolina, substância que é capaz de reduzir os níveis da gordura LDL no sangue. São estas moléculas que causam o colesterol e formam placas de gordura em vasos sanguíneos, ações que impedem a oxigenação das células e causam infartos e derrames cerebrais.
A monocolina é um tipo de elastina natural, presente nas paredes das artérias, pulmão, intestino e pele, que auxilia na redução do colesterol ruim e em antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce.
A quantidade de fibra é outro fator benéfico do arroz vermelho, que também melhora o funcionamento do aparelho digestivo, estimula os movimentos peristálticos do intestino e ainda melhora a circulação sanguínea.
Os sais minerais como o ferro e o zinco presentes no grão também ajudam a aumentar a lista de propriedades do ingrediente, já que ajudam no combate a anemia e fortalecem o sistema imunológico.
O arroz vermelho tem até 15% mais proteínas e três vezes mais ferro do que o convencional.
Seu processo digestivo é lento, o que significa ficar saciado por mais tempo.
Como consumir:
Para usufruir dos benefícios do arroz vermelho, o ingrediente pode compor pratos sofisticados, como os preparados com peixes ou carnes nobres, mas também pode ser cozido como um arroz normal e acompanhar as refeições do dia a dia.
FONTE: www.bolsademulher.com
Revista Nova Cosmopolitan - Julho 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.