sexta-feira, 4 de setembro de 2015

AMARANTO: BENEFÍCIOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

Por Calila Galvão

Além de proporcionar inúmeros benefícios a saúde e prevenir várias doenças, o amaranto é rico em proteínas e aminoácidos essenciais, que auxiliam na recuperação e ganho de massa muscular.

Para quem ainda não descobriu os maravilhosos poderes que essa substância pode oferecer, ficará surpreso com todas as qualidades que ela possui. Entre os incríveis benefícios temos o ganho de massa muscular, ajuda na prevenção de infartos, previne o câncer e ainda ajuda a perder peso. Para aqueles que têm a doença celíaca é uma excelente opção já que não contém glúten. O amaranto é um cereal originário do Peru e ainda é pouco conhecido aqui no Brasil.

Benefícios do amaranto:
Os benefícios do amaranto, como se pode ver, são muitos. Ele é bastante procurado pelos marombeiros de plantão, pois eles ajudam na regeneração muscular no pós-treino e assim, consegue eliminar, ou ao menos, reduzir a dor dos músculos que ocorre algumas horas depois do exercício. Esse grão possui inúmeros nutrientes como proteínas, fibras, fósforo, cálcio, ferro e magnésio. Em apenas 45 g de amaranto há 6,1 g de proteínas e apenas 167 Kcal.

O amaranto é excelente para auxiliar na prevenção de paradas cardiorrespiratórias e também do AVC. Ele consegue ajudar no controle da pressão arterial e do colesterol, dois componentes que agem diretamente sobre a circulação sanguínea e interferem no bom funcionamento do sistema circulatório. Esse grão também é uma boa pedida para aqueles que querem perder peso, mas não há uma perda significativa. O amaranto é rico em fibras, substâncias que aumentam a sensação de saciedade, regulam o intestino e formam uma espécie de esponja ao se encontrar com a gordura, levando-a para fora do corpo.

Os nutrientes mais importantes do amaranto:
O grão do amaranto é considerado um cereal completo e de alto valor biológico sendo excelente para aqueles que são vegetarianos e praticantes de atividades físicas. Possui uma quantidade de cálcio muito maior quando comparado aos outros cereais, além de ter alta biodisponibilidade. Ou seja, o cálcio contido no amaranto consegue ser bem aproveitado pelo nosso organismo. Porém, mesmo com toda essa quantidade de cálcio, esse cereal não pode ser um substituto do leite, já que este ainda possui quantidades maiores desse mineral. O amaranto também é indicado para dietas com baixa quantidade de ferro.

Quantidades ideais para o consumo do amaranto:
A quantidade ideal de amaranto por dia é de 45 g o que é equivalente a 3 colheres de sopa. Dentro desta pequena quantidade podemos encontrar:

- 4,2% de vitamina C;
- 5,7% de gordura;
- 7,2% de cálcio;
- 9,7% de carboidratos;
- 12,2% de proteínas;
- 18,4% de zinco;
- 18,4% de fibras;
- 24% de ferro;
- 36% de fósforo;
- 42,5% de magnésio.

Os benefícios do amaranto no ganho de massa muscular:
O amaranto é um cereal rico em proteínas e, portanto, excelente alimento para auxiliar na recuperação das fibras musculares. O amaranto possui todos aqueles aminoácidos chamados de essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir e é necessário obtê-los de outros alimentos. Pelo seu elevado valor biológico, o amaranto é bom substituto para alguns tipos de proteínas concentradas, seja a proteína do soro do leite (whey protein), do ovo (albumina) ou de soja (proteína vegetal).

Como consumir:
Você pode encontrar a farinha ou flocos de amaranto em lojas de produtos naturais ou pode comprar os grãos e tritura-los em casa. Ele é ótimo substituto da farinha de trigo para pães, bolos, biscoitos e outras massas. Também pode ser adicionado para ser ingerido com frutas, iogurtes e em saladas. Uma forma divertida e prática de comer o amaranto é em forma de pipoca. Basta adicionar os seus grãos no recipiente e esperar estourar.

Contra indicações:
Apesar de ser um alimento extremamente nutritivo, o amaranto possui elevado índice glicêmico e não deve ser consumido por pessoas diabéticas ou que tenha propensão para desenvolver a doença. Esse grão elevará o nível de glicose no sangue e, consequentemente, as taxas de insulina. Também deve ser evitado por pessoas que possuem problemas renais. Como o amaranto é rico em proteínas, os rins podem ficar sobrecarregados.

Pós e contras:
Apesar desse grãos possuir boas quantidades de fibras, que auxiliam na perda de peso, o amaranto também possui altas taxas de carboidrato e elevado índice glicêmico. Essas duas características aumentam as possibilidades de lipogênese, ou seja, há maior formação de células de gorduras que são logo armazenadas no tecido adiposo.

FONTE: www.treinomestre. com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.