quinta-feira, 1 de outubro de 2015

BENEFÍCIOS DA MELANCIA: ALIADA NA HIPERTROFIA, AINDA CONTROLA A PRESSÃO ARTERIAL

As frutas são alimentos de extrema importância para o nosso cardápio. São o tipo de carboidrato saudável cheio de fibras e repletas de vitaminas. A melancia está entre as frutas mais populares no Brasil. Além do seu baixo custo, ela é ótima para consumir no nosso clima tropical, pois hidrata e tem um sabor adocicado. Tudo dela pode ser aproveitado: a polpa é excelente para consumir na forma que se apresenta ou na preparação de sucos; já a casca é ótima para fazer doces e ainda ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.

Composição da melancia:
Essa fruta é repleta de benefícios para a saúde. Ela é rica em magnésio, ferro, zinco, cálcio e potássio. É composta de 90% de água e 5% de açúcar e ainda contém vitamina C que melhora o funcionamento do sistema imune e vitamina A, boa para a visão como um todo. Também se faz presente a vitamina B6, conhecida como piridoxina, agindo diretamente no sistema nervoso e na geração de energia para o corpo.

A melancia é pouco calórica, pois em 100 g ela só oferece 30 calorias. Outro nutriente muito importante que podemos encontrar na fruta é o licopeno. Ele é um antioxidante e como tal ajuda a retardar o envelhecimento celular e na prevenção do câncer. Com todos esses nutrientes fica evidente que ela é cheia de benefícios.

Benefícios da melancia:
Prevenção de doenças renais: obviamente, a melancia auxilia no bom  funcionamento do sistema renal pelo fato de ter grande quantidade de água. Outra substância presente na melancia que auxilia os rins a funcionar é o potássio. Esse mineral é muito útil quando se trata de desintoxicar os fluidos que chegam aos rins e assim evitam a formação de cálculos renais.

Regula a pressão arterial:
Os carotinoides presentes na melancia ajuda a reduzir a formação de placas nas paredes das artérias, o que ajuda na redução da pressão arterial. Além disso, a vitamina C, o betacaroteno e o licopeno presentes na fruta reduzem os níveis de LDL (colesterol ruim), o que também reduz o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Amiga dos diabéticos:
A melancia pode ser consumida por quem é portador do diabetes. Isso porque ela tem um teor de açúcar muito baixo e é cheio de nutrientes. Assim, o custo-benefício vale a pena. Uma substância presente nela chamada arginina, um aminoácido, ajuda a controlar a liberação de insulina no sangue, evitando altas taxas desse hormônio. Minerais como o magnésio e o potássio também se mostraram eficientes ao controlar o metabolismo da insulina.

Porque a melancia ajuda na musculação?
A melancia contém um aminoácido não codificado, ou seja, ele não pode ser usado diretamente pelo nosso corpo. O nome dessa substância é citrulina. Ela é convertida em arginina e então, já está pronta para ajudar na formação muscular. O principal benefício da citrulina é conseguir reduzir a fadiga muscular, dessa forma melhora a performance durante a resistência, fazendo o  treino render mais.

Algumas pessoas podem ter alergia ou desenvolver algum tipo de intolerância a esse aminoácido. A quantidade diária recomendada é de 300 mg, mas esse número pode variar, pois depende do ritmo de vida de cada um. A citrulina é encontrada principalmente na casca e nas sementes da fruta.

Poder afrodisíaco:
A citrulina consegue também trazer outros benefícios quando se trata de nossa vida sexual. Como já foi dito, ela é convertida em arginina, que por sua vez, é precursora de óxido nítrico.

Este, consegue aumentar o relaxamento muscular através da vasodilatação. Não por acaso que essa substância está presente na composição do viagra. Porém, nem toda citrulina ingerida é transformada em arginina, e nem toda arginina é usada para a síntese de óxido nítrico. Tudo vai depender das necessidades do organismo.

Melancia engorda?
A melancia é uma das frutas menos calóricas e o seu sabor adocicado está associado à frutose, um açúcar encontrado nas frutas. Quando ingerimos melancia temos a sensação de estar com a barriga muito cheia. Mas essa sensação se deve a grande quantidade de água que a fruta possui. Como ele tem uma grande quantidade de fibras, não se forma o pico de insulina e o açúcar não é armazenado em forma de gordura como fonte de energia. Mas é claro que se for consumida em excesso, parte da frutose pode se acumular, engordando. Isso cabe para qualquer fruta ou alimento, por mais saudável que seja. Tudo em excesso, é sobra.

Como consumir?
A melancia pode ser consumida em sua forma natural, na forma de suco, misturada com outras frutas, em uma salada no almoço, como sobremesa, entre outras opções. A semente também pode ser consumida como aperitivo depois de ser torrada ou então, pode ser feito o chá da semente de melancia. Basta deixar desidratando no sol de um dia para o outro ou levar ao forno. Faça uma infusão normal, colocando a água para ferver e só então, desligue o fogo, adicione as sementes e abafe com uma tampa. Você deve usar a proporção de 2 colheres de sopa de semente para meio litro de água.

FONTE: www.treinomestre. com.br

                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.