Por Calila Galvão
Os marombeiros de plantão já estão altamente familiarizados com a batata doce. Ela é companhia fiel na alimentação de quem quer ganhar massa muscular de forma saudável. Ela é rica em vitaminas B6, C, P, proteínas, fibras, carboidratos e minerais como o ferro, magnésio e o potássio. Ela também possui baixo índice glicêmico evitando a formação do pico de insulina. Isso ajuda a manter as reservas de energia por mais tempo, transformando a batata doce em um excelente alimento pré-treino.
Ela é fonte de bom carboidrato, os complexos, por causa da sua grande quantidade de fibras. Isso ajuda você a se manter saciado por mais tempo auxiliando também na perda de peso e no maior consumo de gorduras como fonte de energia. Sem dúvidas, a batata doce é um alimento completo, mas a dúvida pode surgir na hora da compra: branca ou roxa?
Batata doce branca ou roxa. Qual escolher?
Além dessas duas existem mais dois tipos de batata doce no Brasil. a amarela e a avermelhada, também conhecida na região Nordeste como coração magoado. A batata doce branca não é muito popular por aqui e também é chamada de terra-nova ou angola.
Para perder peso:
Tudo depende do objetivo de consumo. Por exemplo, se a ideia for colocá-la na dieta para auxiliar na perda de peso, a batata doce branca começa com uma leve vantagem. A cada 100 g, a branca possui 92 calorias, enquanto que a batata doce roxa oferece 95 calorias. O caso aqui é pensar a longo prazo em como essas 3 calorias a mais iriam se acumular no organismo. Porém, ainda assim é insignificante em condições de normalidade.
Para ganhar massa muscular:
Aqui não há o que se falar na diferença entre os dois tipos de batata. As duas são de baixo índice glicêmico e, portanto, conseguem oferecer uma boa fonte de energia durante os treinos, melhorando o desempenho e evitando quedas bruscas no açúcar sanguíneo, causando a hipoglicemia que é muito comum de acontecer nas academias.
Mais nutrientes:
Nesse quesito, a batata doce roxa ganha da branca. A casca dela possui muito mais nutrientes como vitaminas e sais minerais. Porém, se você não come a raiz junto com a casca de nada adianta essa diferença nutricional. Por conta disso, a batata doce roxa tem um sabor mais adocicado que a branca que, também tem uma textura mais ressecada.
Como consumir:
A grande maioria das pessoas come a batata doce cozida. Apesar de ser uma melhor opção em vez da frita, que aumenta o valor calórico da raiz, não é tão boa assim. O cozimento com água retira nutrientes valiosos como as vitaminas e isso, do ponto de vista nutricional, não é nada agradável. O mais indicado é levá-la ao forno ou então usar a grelha para deixar a sua batata doce com todos os nutrientes e não perder só sabor.
FONTE: www.treinomestre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.