As uvas (vitis vinifera) fazem parte do consumo do ser humano desde a pré-história. Há registros de 5.000 a.C. A casca e o caroço da uva são as partes mais estudadas, pois é lá que estão a grande concentração de compostos fenólicos, um grande e maravilhoso grupo chamado de proantocianidinas. Esses compostos são os responsáveis também por sua pigmentação, portanto, o grande efeito se encontra nas uvas de casca vermelha ou arroxeada.
A uva pode ser considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis, que pode ser usada em doces, geléias, sucos, vinhos e xaropes.
Benefícios nutricionais da uva:
A uva é uma rica fonte de carboidratos e são conhecidos por fornecer energia instantânea. Ela é uma fruta de baixa caloria e fornece apenas cerca de 70 calorias por 100 g do seu consumo. O açúcar presente na uva é basicamente glicose e frutose que o torna um fornecedor de energia instantânea. Ela contém fibra dietética que faz com que seja útil na digestão. Além disso, a uva também é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina B, vitamina K, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e zinco.
Benefícios para a saúde:
Para o coração: as uvas são conhecidas por serem uma ótima fruta para o coração. Isso porque a uva irá aumentar o nível de óxido nítrico no sangue, que por sua vez irá reduzir a coagulação do sangue. As uvas são ricas em antioxidantes que ajudam na redução do processo de oxidação do mau colesterol. Pterostibeno está presente nas uvas que pode também reduzir o nível de colesterol. Resveratrol e quercetina são os flavonoides que atuam como poderosos antioxidantes. Eles ajudam na proteção das paredes das artérias de danos. Resveratrol reduz as atividades de um hormônio conhecido como angiostensina, que pode aumentar a pressão arterial, reduzindo a largura das paredes das artérias. Estes antioxidantes também inibem os danos que pode ser provocados por radicais livres, limpando assim, as toxinas do sangue.
Para prevenir a constirpação: a uva é conhecida como um laxante devido a presença de ácido orgânico e de celulose. As uvas são ricas em fibra dietética que os torna potente na limpeza do trato intestinal. Elas são conhecidas por acalmar a membrana intestinal e do estômago. A fibra insolúvel pode ajudar na formação de grandes quantidades e pode promover a excreção saudável.
Contra o câncer: a uva tem um alto teor de antioxidante o que faz ela ser considerada uma fruta anti-câncer. Resveratrol encontrado na uva reduz o metabolismo de células cancerígenas. A uva mostrou-se ser bastante eficaz em prevenir o câncer de mama.
Proantocianidinas também são antioxidantes que são encontradas na uva e são eficazes contra o câncer. Eles ajudam contra o processo de oxidação causados por radicais livres. O câncer de próstata, câncer de pele e câncer de cólon são os outros tipos que podem ser prevenidos pelo consumo de uva.
Podem atrasar o aparecimento da Doença de Alzheimer: várias doenças de demência relacionada podem ser adiadas pelo consumo de uva. O Resveratrol encontrado nas uvas podem ajudar no retardamento do processo de danos em células do cérebro, bem como os danos em células do cérebro, bem como os danos que ocorrem devido aos radicais livres. O fluxo de sangue é conhecido por ser aumentada em 200%, devido aos radicais livres. As uvas podem ajudar a melhorar as atividades cerebrais, juntamente com melhores funções cognitivas. Nível de peptídeos amilóide-beta podem ser reduzidas em pacientes que sofrem da Doença de Alzheimer.
Para olhos: A uva é uma excelente fruta para a saúde dos olhos por causa dos antioxidantes presentes que ajudam na redução de ocorrência de doenças tais como a degeneração macular e catarata. Estes antioxidantes também impedem o processo de oxidação e perda de visão.
Para a pele: As uvas são uma fonte de vitamina C e antioxidantes, o que a torna uma fruta maravilhosa para a saúde da pele. Os antioxidantes presentes nas uvas podem evitar o processo de oxidação dos radicais livres, evitando assim, o envelhecimento, rugas, acne e manchas escuras podem ser prevenidas através do consumo de suco de uva. A vitamina C melhora o processo de digestão, que, eventualmente, ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Um corpo saudável reflete diretamente sobre a pele de uma pessoa, e podem trazer brilho a ela. As uvas são também anti-microbiana e anti-inflamatória, que ajuda na luta contra vários micróbios no corpo. A interleucina 6 (IL-6), interleucina-1 beta (IL-1B), e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) são várias enzimas pró-inflamatórias que podem ser reduzidos através do consumo da uva.
Outros benefícios:
* a uva é bem conhecida como sendo úteis contra a enxaqueca e as dores de cabeça. Seu suco pode ser consumido pela manhã para obter alívio imediato.
* a uva é benéfica contra a acidez devido ao ácido úrico podem ser reduzidas com o consumo da uva, com isso, você estará prevenindo danos aos rins.
* a uva irá fortalecer o sistema imunológico.
* a uva é um agente anti-microbiano, com isso, seu corpo terá uma maior defesa.
Obs.: O Resveratrol é produzido na uva a partir da exposição com os agressores, ou seja, os alimentos com cultivo de agrotóxico, apresentam um perfil diferente. Por estarem protegidos dos estressores ambientais, acabam não precisando ativar seu potencial ou ativam menos, então, por consequência, a quantidade de Resveratrol será também diferente.
FONTE: www.saudedica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.