Por AgComunicado
É cada vez mais frequente a presença de mulheres nas salas de musculação. O público feminino está mais consciente de que é possível trabalhar os músculos com o objetivo de ganhar uma silhueta definida e ao mesmo tempo delicada. É que ao procurarem as sessões de musculação das academias, a maior parte das mulheres não quer nem ficar muito forte, nem ganhar peso ou engordar. Porém, músculo e gordura são tecidos diferentes. Ganhar músculos gera um aumento apenas da massa magra.
O tabu de que a musculação para mulheres visa transformá-las em uma montanha de músculos é equivocado. Normalmente as mulheres não produzem quantidades significativas de testosterona, que é o hormônio responsável pelas características masculinas. É ele que determina o grau de desenvolvimento dos músculos e é por isso que os homens têm mais predisposição para ganhar musculatura do que as mulheres.
Como o nome sugere, a "musculação" nada mais é do que o treinamento dos músculos, sempre com o auxílio de um profissional de Educação Física. É ele quem deve determinar a frequência, o nº de repetições, séries e cargas envolvidas, para atingir os objetivos do aluno. Praticar musculação ajuda na absorção de cálcio e na resistência dos ossos, reduz os níveis de colesterol, melhora o fluxo sanguíneo e combate a osteoporose.
Outro benefício que a musculação traz para a saúde feminina é a melhora nos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Pesquisas comprovam que de 70 a 90% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM. Na maioria dos casos, ela está relacionada às variações dos níveis de estrógenos e progesterona. Um dos efeitos indesejados dessas alterações é a depressão. Nesses casos, a prática de musculação estimula a produção de hormônios anabólicos e de substâncias como a betaendorfina que amenizam os sintomas e melhoram o humor.
A prática de qualquer atividade física promove a liberação de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar, que perdura por horas. Há também benefícios para a saúde mental, com redução na incidência de problemas psicológicos ou de autoestima.
FONTE: www.desejosaude.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.