terça-feira, 21 de julho de 2015

MASSA MAGRA E MASSA GORDA. QUAL A DIFERENÇA?

Por Daiana Barasa

Você já deve ter ouvido falar de massa magra não é mesmo? Mas sabe o que significa este termo comumente tratado por educadores físicos?

Para entender sobre o que é massa magra, é importante saber que no organismo humano há dois compartimentos: compartimento de gorduras (responsável pelo ganho de massa gorda) e compartimento livre de gorduras (responsável pelo ganho de massa magra).

Muitas pessoas, equivocadamente, acreditam que massa magra se refere ao ganho de massa muscular, mas não é apenas isso. A massa magra é constituída de massa óssea, volume sanguíneo, pele, órgãos, ou seja, massa magra não é sinônimo de ganho de músculos, como muitos acreditam.

O processo de ganho de massa magra depende da ação do metabolismo e diminui os riscos de desenvolvimento de doenças do coração, hipertensão, alto colesterol etc. O ganho de massa magra, inclusive, impede o temido efeito "sanfona" (engorda e emagrece).

A massa gorda formada principalmente por gorduras não é de todo prejudicial, já que as gorduras são responsáveis por sintetizar importantes hormônios, por transmitir impulsos nervosos e por conceder ao corpo reserva de energia. O que ocorre com o "desequilíbrio" do ganho de massa gorda é a probabilidade do desenvolvimento de vários problemas de saúde, como: colesterol alto; diabetes; hipertensão; problemas cardiovasculares, entre outros.

Para aumento da massa magra e diminuição da massa gorda é importante seguir uma alimentação saudável unida à prática de exercícios devidamente orientados, a massa magra inclusive, potencializa o trabalho do metabolismo, o tornando mais apto para a queima de gorduras.

Não é um processo simples, requer acompanhamento nutricional, médico e de um educador físico, para que os níveis de massa magra e massa gorda que encontrem um equilíbrio no organismo.

O mais importante, acima de tudo, é respeitar os próprios limites e cuidar de si mesmo. Ter uma vida saudável dependerá de mudanças de hábitos. Mudanças de hábitos dependerão de você.

FONTE: www.desejosaude.com.br


                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.