quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

GRÃO-DE-BICO E SEUS BENEFÍCIOS

Por Calila Galvão

Além de possuir inúmeros benefícios para a saúde, o grão-de-bico contém excelentes quantidades de vitaminas e minerais em suas propriedades.

Se formos parar para pensar em um alimento que consegue levantar o nosso astral, o chocolate é um dos primeiros que nos vem à mente. A má notícia é que o que ele tem de delicioso também tem de calórico e, por isso, deve ser evitado em maiores quantidades. Mas, existe um alimento também muito saboroso e que consegue melhorar o nosso humor tanto quanto o chocolate: o grão-de-bico.

Benefícios:
Por si só, o grão-de-bico é um alimento bastante saudável e que não deve faltar na dieta de quem pratica musculação, já que é rico em proteínas e precisamos desse nutriente para desenvolver a hipertrofia. Além disso, ele possui muitos carboidratos complexos o que impede a formação do pico de insulina e tem pouca gordura. Ele também contém vitaminas do complexo B e alguns minerais como o ferro, o cálcio, o potássio e o fósforo.

Rico em fibras:
O grão-de-bico é um alimento rico em fibras e, por isso, consegue promover sensação de saciedade por mais tempo, evitando que você coma muito, já que não sente tanta fome. Em apenas 2 xícaras dessa leguminosa, temos a quantidade ideal de fibras que precisamos por dia. Dessa forma, esse alimento é essencial para quem quer perder peso e, também, para os diabéticos, já que a presença de fibra impede o pico de insulina.

Ajuda o coração:
Para aqueles que querem reduzir os riscos de uma possível hipertensão controlando a pressão arterial ou para aqueles que já sofram com a doença, o grão-de-bico é um excelente alimento para compor a mesa. As fibras presentes nesse alimento conseguem reduzir a absorção de gordura por parte do nosso organismo. Dessa forma, evita-se o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos e a possível formação de placas de ateroma.

Melhora o humor:
Essa leguminosa é rica em um aminoácido chamado de triptofano. Ele é um dos ingredientes para a síntese da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, sono e apetite. Por conta dessa propriedade, alguns o chamam de "grão da felicidade".

Aliado da saúde da mulher:
Por conta da queda de vários hormônios no período da menopausa, a mulher fica mais vulnerável a certos tipos de doenças como a hipertensão arterial e a osteoporose. Porém, o grão-de-bico consegue oferecer fitoestrógenos - hormônios vegetais - que conseguem suprir, de forma razoável, o estoque de hormônios que agora se encontra quase vazio.

Como consumir o grão-de-bico:
Esse alimento fica ótimo em saladas, em sopas, massas e até mesmo na forma de patê com outros ingredientes acompanhando petiscos. O feijão, apesar de ser um prato tipicamente brasileiro, consegue fazer muita gente torcer o nariz. Para quem está nessa situação, o grão-de-bico consegue se transformar num excelente substituto.

Grão-de-bico engorda?
Não, necessariamente. Realmente esse alimento é bastante calórico, porém, como já foi dito, ele consegue promover saciedade, compensando as suas calorias. Quando cozido, 4 colheres de sopa oferecem 100 calorias, 4,5 g de gordura e o melhor, 14 g de proteínas. Portanto, o ideal é variar. Não comer apenas grão-de-bico, mas também feijão, lentilha e outras leguminosas encontradas no mercado.

Como fazer grão-de-bico:
A primeira coisa a se fazer é deixar os grãos de molho na água. Isso deixa o cozimento muito mais rápido já que os grãos já irão para o fogo previamente hidratados. O ideal é que você coloque-os na água antes de ira dormir à noite e só retire no outro dia pela manhã.

Escorra a água da vasilha e coloque os grãos na panela de pressão. Cubra-os com água até que ela fique um ou dois dedos acima do alimento e coloque sal  (quantidade de sua preferência ou até que a água fique levemente salgada). Ligue o fogo e assim que a panela começar a chiar,  aguarde mais 15 minutos, espere a pressão sair e pronto! Caso você queira o grão para fazer algum tipo de patê ou massa, substitua os 15 minutos por 20. Você também pode acrescentar os temperos de sua preferência depois que os grãos estiverem cozidos para dar mais sabor.

FONTE: www.treinomestre.com.br

                                                                         





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.