terça-feira, 15 de novembro de 2016

A ENERGIA DOS SUCOS NATURAIS

Opções deliciosas e pouco calóricas:
Deliciosos e nutritivos, os sucos são uma ótima opção para quem está tentando emagrecer. Os de melancia e de melão, são perfeitos, afirma o nutricionista Leonardo Haus:
"Essas frutas são as mais aquosas e repõem o sais perdidos no suor."

Um copo de 250 ml de suco de melancia tem 29 calorias. O de melão, 31.
A água de coco também tem baixo teor calórico.
"Para quem é sedentário, basta beber a água de coco a cada quatro dias. Já os que praticam esporte podem beber todos os dias para reidratar." - diz Haus.

Entre os sucos mais calóricos estão os de açaí (250 calorias), de laranja (180 calorias) e de tangerina (120 calorias).

A nutricionista Flávia Moraes recomenda adicionar gengibre e hortelã aos sucos. Segundo ela, o gengibre é ótimo estimulante digestivo, previne cólicas e gases, sendo excelente no tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite. Já as folhinhas de hortelã exercem ação tônica e estimulante sobre o sistema digestivo, além de terem propriedades antisépticas e anestésicas.

E, além de serem fonte de vitaminas e sais minerais, quando ingeridos 30 minutos antes das refeições, os sucos ajudam na absorção de nutrientes.

Como usar os sucos em favor da sua saúde:
Suco de laranja: fortalece as defesas naturais do corpo. A laranja é rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e  possui efeito anti-hemorrágico.

Suco de maçã: rico em betacaroteno, vitaminas C e E, cálcio e potássio, auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.

Suco de abacaxi: indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.

Suco de mamão: estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.

Suco de manga: tem grande teor de betacaroteno o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.

Suco de morango: indicado em casos de diarreia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Suco de maracujá: tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e anda é utilizado como calmante por conter passiflorina em sua estrutura.

Suco de goiaba: por conter licopeno, tem ação antioxidante. Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol ruim.

Suco de acerola: combate a debilidade e a fadiga do organismo, a perda de apetite, e também, as gripes e afecções pulmonares.

Suco de açaí: considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitamina C e E.

Suco de tomate: tem efeito diurético e combate a hipertensão. Por conter licopeno, o tomate é considerado um antioxidante, combatendo o câncer. Para efeitos terapêuticos, o ideal é usar o tomate orgânico.

Sucos de melão e melancia: têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins. São também indicados em casos de reumatismo ou artrite e em regimes de emagrecimento.

Sucos de cenoura e beterraba: ricos em vitaminas antioxidantes, importantes na prevenção do câncer. Além disso, trazem benefícios para os olhos, a pele e o bom funcionamento do fígado.

FONTE: Jornal Extra.

                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.