Por Calila Galvão
Nossa alimentação deve ter um pouco de tudo, pois todos os nutrientes são importantes para a nossa saúde. A biotina, por exemplo, uma vitamina do complexo B consegue fazer verdadeiras maravilhas no nosso organismo. Também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, ela pertence à classe das vitaminas que funcionam como coenzina, ou seja, ela ajuda a tornar alguns processos metabólicos mais rápidos, principalmente, quando o assunto é proteínas e carboidratos.
Benefícios da biotina:
A biotina participa da formação da pele e de forma indireta na utilização dos açúcares e das proteínas pelo corpo. Ela é uma vitamina hidrossolúvel que tem como função principal equilibrar os níveis de colesterol. A sua carência pode acarretar em problemas para a saúde. Ela faz parte do metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos, ou seja, praticamente a tudo o que você come. Desta forma, é possível que a biotina ajude também na perda de peso, já que acelera os processos metabólicos através da catálise.
Como ela também participa indiretamente da utilização dos açúcares, a biotina também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e assim, mantém as taxas normalizadas. Outro importante benefício é o fato da biotina conseguir equilibrar as taxas de colesterol ruim, ou seja, o LDL. Essa é uma das suas funções mais importantes e que tem alto impacto na saúde já que consegue ajudar na prevenção e tratamento da hipertensão arterial evitando infartos do coração e o AVC.
A biotina é um excelente aliado à beleza, pois deixa a pele, os cabelos, deixando a raiz mais forte e também as unhas, fazendo com que elas cresçam mais resistentes. Quanto à pele, como já foi dito no início desse texto, a biotina faz parte da formação da pele e quando há a falta desse nutriente, ela fica seca e com escamas.
Em quais alimentos encontro a biotina?
* leite e derivados
* espinafre, couve-flor, cenoura
* abacate, morango, melancia
* sementes
* nozes, amendoim e amêndoas
* gema de oco cozida (a gema crua reduz a absorção de biotina pelo organismo)
* carne vermelha.
Como consumir a biotina:
Para conseguir todos esses efeitos da biotina, o ideal é que ela seja ingerida com outras vitaminas. Do contrário, as suas propriedades não poderão ser sentidas pelo corpo. É possível ingerir os suplementos de biotina para quem tem alguma deficiência na alimentação ou na absorção desse nutriente. Porém, ela só é prescrita quando a pessoa começa a apresentar alguns sinais de sua deficiência como furunculose, seborreia no couro cabeludo ou dermatite.
Deficiência de Biotinidase:
Essa doença metabólica é um erro de herança autossômica recessiva. Os portadores dessa patologia são incapazes de reutilizar a biotina presente no organismo e que ficam ligadas às proteínas e outros nutrientes. Elas acabam saindo do corpo através da urina ainda que o corpo esteja precisando delas. As manifestações da doença já podem começar a partir dos sete meses de vida: letargia, crises convulsivas, hipotomia muscular e ataxia (tremor muscular). Existem alguns sinais neurológicos que pode aparecer antes desse tempo ou pode ocorrer dos sinais só aparecem na adolescência. Para tratar a doença desde o início, a mulher deve seguir o pré-natal corretamente, de acordo com a prescrição médica.
FONTE: www.treinomestre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.