Árvore nativa da região da Amazônia, da pupunheira, quase tudo se aproveita. Seu fruto, a pupunha, é rico em nutrientes e vitaminas (principalmente a A), e do seu caule se extrai o palmito pupunha, uma alternativa saudável e sustentável para os tradicionais palmitos juçara e de açaí.
Pupunha:
As cores vivas desse fruto não são à toa: os tons que variam do amarelo para o vermelho indicam alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas à prevenção de doenças degenerativas.
Os carotenoides também são essenciais para a síntese da vitamina A, por isso são também chamados de pró-vitamina A. "Estudos atuais demonstram que esta fruta é uma das principais fontes de pró-vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira", afirma a nutricionista da Clínica Super Healthy, Paola Moreira.
Dentre os benefícios da pupunha estão a manutenção da saúde da visão, fortalecimento do sistema autoimune e o desenvolvimento ósseo.
Palmito Pupunha:
"O palmito pupunha apresenta a vantagem por ser minimamente processado, ou seja, mantém uma boa qualidade nutricional. Sua composição caracteriza-se por um alto teor de água, baixa concentração de lipídeos e carboidratos e, consequentemente, baixo valor energético", explica Paola.
Além disso, é fonte de fibra alimentar, proteína e alguns minerais, tais como ferro, zinco, cobre, manganês, cálcio, fósforo e potássio. Vale ressaltar que estes nutrientes também estão presentes na fruta da pupunheira.
FONTE: www.bolsademulher.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.